Blog > Crítica... Como gerir?

Hoje vamos falar-lhe da "crítica"...
Gosta de ouvir críticas?
A critica ajuda-a(o) a conhecer-se, crescer e ultrapassar os seus limites?
Ou para si receber uma crítica (que é feita de maneira clara e não hostil) faz com que se sinta pequenina(o), aflita(o), sem valor, revoltada(o) e furiosa(o)?
Muitas perguntas deve estar a pensar...
Receber críticas de forma pacífica e produtiva é uma arte.
As críticas são opiniões dos outros que envolvem julgamento ou apreciação.
Estes julgamentos ou apreciações podem:
- Apontar para algo negativo.
- Sinalizar a necessidade de mudança.
- Exprimir desagrado.
Assim, isso leva-a(o) a contactar com caraterísticas que podem ser consideradas defeituosas pelos outros, logo, pode recear que essas mesmas caraterísticas lhe retirem valor, no geral, ou o(a) tornem menos “amáveis” pelos outros.
A par disso, algumas pessoas sentem uma imensa pressão para “corrigirem o que fizeram” quando recebem uma crítica, como se “não pudessem existir” ou ser amados com aquela caraterística.
E, ironicamente, algumas das pessoas que pior lidam com as críticas, transmitem aos outros que não se reconhecem nas críticas, que estas não são válidas e não valorizam a critica.
Adotar este comportamento é uma forma de defesa para diminuirem o impacto emocional da crítica e de se distraírem do conteúdo perturbador com que não se consegue lidar equilibradamente.
A crítica é útil para o crescimento pessoal e para compreenderem como é amável e flexível. No entanto, deve estar atento(a) à forma como lida com a crítica e trabalhar/desenvolver esta capacidade se lida mal com a "crítica".
Na consulta de psicologia podemos ajudá-la(o) a lidar com a crítica. Contacte-nos!