Blog  >   Medos das Crianças - Psicologia Coimbra

medo das crianças psicologia coimbra

Hoje falamos-lhe acerca do Medo e como gerir o Medo nas crianças.

 

"Temem o escuro, os ladrões, os monstros debaixo da cama. Assustam-se com os ruídos fortes e com as ondas do mar. Receiam o primeiro dia de escola. Ter medos e aprender a ultrapassá-los faz parte do crescimento das crianças”

 

O medo tem por base uma reação ansiosa face a um estímulo. Nas crianças, o medo pode assumir variadas formas: fantasmas, papões, ruídos e barulhos, sombras e animais estranhos que podem surgir, principalmente à noite, para aterrorizar os mais pequenos.
Estes medos surgem principalmente entre os 3 e os 5 anos. Com esta idade as crianças ainda não possuem o raciocínio desenvolvido de modo a conseguirem distinguir o real da ficção, por mais que os pais lhe tentem explicar o contrário, os monstros irão sempre parecer-lhes reais. Por isso é tão difícil convencê-los que dentro do armário apenas existe roupa, e que não vivem lá monstros ou fantasmas. 

 

Mesmo que as crianças já demonstrem alguma autonomia, necessitam de apoio contante no que diz respeito a mudanças de rotina ou situações novas, para que não sintam medo, desconforto ou insegurança. Contudo, também não ser protegidas demasiado, mas sim deve-lhes ser dada uma margem para que explorem coisas novas com apoio e segurança.

 

É fundamental nunca rir dos medos da criança, procure ouvi-las e perceber como se sentem. Seja afetiva/o para que a criança se sinta segura e confiante para os enfrentar.????????

 

#CentroReabilitaçãoCoimbra #Psicologia