Blog > Parentalidade positiva... já ouviu falar?

Parentalidade positiva... já ouviu falar?
????
Vamos contar-lhe o que é... ????
????
A parentalidade positiva é uma filosofia que tem por base um equilíbrio entre práticas educativas autoritárias e permissivas, que privilegiam o respeito pela criança, criando vínculos parentais fortes com regras claras e bem definidas.
O papel dos pais é estabelecer limites e escutar a criança levando-a a atuar de determinada forma, mas explicando-lhe o porquê sem ameaças ou humilhações.
A intervenção na educação para uma parentalidade positiva tem de partir das potencialidades dos pais privilegiando os seus pontos fortes e as suas diferenças, pois o nascimento de um filho integra muitas transições que requerem uma adaptação sucessiva.
O exercício da parentalidade positiva envolve mudança, ajustamento e aprendizagem de competências necessárias à tomada de decisão parental, perante a compreensão e gestão do comportamento das crianças, permitindo aos pais uma progressiva confiança na própria parentalidade. Esta confiança é fundamental para que os pais exerçam o seu papel de educadores com capacidade e responsabilidade para a solução de problemas.
A família é fundamental, e dá suporte ao que somos como seres individuais e ao longo de toda a nossa vida. ????????????????