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Entorse no tornozelo igual a DOR… 

 

Mas temos boas notícias para si... É possível prevenir a entorse do tornozelo. Saiba aqui como. 

 

A entorse no tornozelo é uma das lesões músculo-esqueléticas mais comuns.

 

Esta lesão caracteriza-se pelo movimento de torção não natural da articulação que liga o pé com a parte inferior da perna, e pode ocorrer quando o pé é mal apoiado em solo irregular ou quando exercemos força em excesso na articulação, por exemplo na prática de uma atividade desportiva.

 

O movimento de torção não natural ou o vulgar virar do pé para dentro, força os ligamentos do tornozelo que mantêm os ossos e a articulação na sua posição natural, dando origem à lesão.

 

Quais são os principais sintomas?

  • Dor imediata e lancinante, acompanhada de estalido/som e/ou sensação de rutura de ligamentos
  • Sensibilidade ao toque
  • Inchaço sob a forma de edema e/ou hematoma
  • Vermelhidão e calor causado pelo aumento do fluxo sanguíneo
  • Dificuldade em andar ou mesmo em ficar de pé

 

Mas tenha atenção! Deve procurar assistência médica sempre que:

  • Sente dor intensa e dor intensa ao pressionar
  • Não consegue andar ou não consegue realizar as suas actividades diárias sem dor
  • Quando verifica que tem o pé ou o tornozelo deformado e inchado

 

Em caso de entorse como pode agir de imediato?

  • Descanse. O repouso da articulação impede novas lesões e evita o stress dos tecidos e ligamentos inflamados
  • Aplique gelo. O gelo irá neutralizar o aumento do fluxo sanguíneo, reduzirá o inchaço, vermelhidão e calor
  • Use temporariamente canadianas, assim poderá proteger a articulação de nova lesão
  • Realize sessões de fisioterapia para obter uma cicatrização adequada, e 
    restabelecer a elasticidade dos ligamentos
  • E muito importante, não se deve automedicar

 

E prevenir é possível?

Sim é possível! Tome nota destas dicas que temos para si... 

  • Realize exercícios para fortalecimento dos seus tornozelos. Consulte o seu médico ou fisioterapeuta para que lhe prescrevem os exercícios adequados
  • Use calçado adequado. Deve sempre usar calçado que dê o suporte adequado aos seus tornozelos
  • Quando realiza actividade física, faça sempre um bom aquecimento. O aquecimento ajuda os músculos a entrarem no "modo" exercício físico protegendo-a(o) de lesões e dores musculares
  • Remova os obstáculos de sua casa. Remova todos os objetos que poderão originar tropeções e indesejadas lesões.

 

... E assim poderá proteger os seus tornozelos de um incómodo torção. 

 

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